Desafios e Perspectivas da Educação Social: um mosaico em construção
Desafios
e Perspectivas da Educação Social constitui
a primeira obra da Coleção Pedagogia Social, criada durante o III Congresso
Internacional da Pedagogia Social (de 20 1 24 de abril de 2010 na USP).
Enquanto Teoria Geral
da Educação Social, a Pedagogia Social tem como seus campos de prática a
Educação Popular, a Educação Social, a Educação Comunitária, a Educação
Sociocomunitária e o amplo leque das práticas educativas denominadas Educação
não formal no Brasil.
A obra dialoga com o
movimento internacional da Pedagogia Social, apropria-se dos pressupostos
teóricos e metodológicos da Teoria Geral da Educação Social e aponta diversos
caminhos, tais como a organização dos educadores sociais, o perfil do educador
social, os compromissos da educação social, entre outros.
https://pedagogiasocial.net/2011/03/19/artigo-pedagogia-social-seu-potencial-critico-e-transformador/
Pedagogia Social
Primeiro título em
português sobre o tema, 9 autores estrangeiros apresentam uma visão geral sobre
a Pedagogia Social na Alemanha, Itália, Finlândia, Espanha, Portugal e Uruguai.
Os 9 autores brasileiros, todos pioneiros no estudo do tema, desenvolvem
reflexões sobre a aplicabilidade da Pedagogia Social em contextos diversos da
realidade brasileira. O livro aborda a Pedagogia Social como uma nova área de
conhecimento das Ciências da Educação e delineia seus campos de atuação, de
formação e de pesquisa no Brasil. As perspectivas de regulamentação da Educação
Social e da Pedagogia Social como novas profissões são melhor evidenciadas com
a apresentação dos documentos norteadores desta prática nos países estrangeiros.
Leitura obrigatória para professores, educadores sociais, populares e
comunitários, ONGs e movimentos sociais que aqui encontrarão subsídios teóricos
e metodológicos para resgnificar o que até hoje é pejorativamente classificado
como Educação não formal no Brasil.
Pedagogia Social Vol. II: Contribuições para uma Teoria Geral da Educação Social
Essa
obra expressa um desejo e não uma realidade inconteste. A associação
direta entre Pedagogia Social e educação social começou a ser feita no Brasil a
partir da necessidade que identificamos de ressignificar as práticas de
Educação popular, social e comunitária, pejorativamente alcunhadas de educação
não formal. Esta ressignificação, levada a cabo no Volume 1 da Pedagogia Social, possibilitou classificar as
diversas práticas alternativas à educação escolar em três domínios, segundo os
recursos cognitivos que ela mobiliza: sociocultural, sociopedagógico e
sociopolítico.
Esses domínios
passam, doravante, a orientar, simultaneamente, a formação, a pesquisa e o campo
de trabalho da educação social, constituindo-se em um corte epistemológico
capaz de dialogar sem conflitos com a educação escolar e, ao mesmo tempo,
resolvendo a ambiguidade em relação ao conceito educação não formal. É esta
unidade teórica e conceitual do campo que autoriza conceber a Pedagogia Social
como a Teoria Geral da Educação Social por excelência.
Pedagogia Social – Educação e Trabalho na Perspectiva da Pedagogia Social
O Brasil tem-se
destacado internacionalmente por sua sustentabilidade econômica, inovações em
sua organização política e projetos nas gestões públicas, frente aos desafios
das crises financeiras que solapam países. Mas, há muito o que se precisa
avançar para superar as desigualdades sociais.
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